Olá muchachos y muchachas!
Faz mais de um mês que não proponho atividades complementares ao livro didático e em plenas "FÉRIAS" de julho eu venho propor uma REDAÇÃÃÃÃOO. Esse professor não existe! kkkkk.
Como já falei em sala de aula, o Banco de Redação da UOL propõe todos os meses um tema possível de cair na Redação do ENEM. Vocês podem treinar a escrita fazendo as propostas de redação dos meses anteriores.

Prestem atenção: devem escrever a redação e enviá-la ao endereço de e-mail que está no final da página até o dia 25/07, quarta-feira.
Entrem no site, leiam cuidadosamente as instruções e BOA REDAÇÃO!

Conheça as 5 competências do ENEM
Competência 1: demonstrar domínio da norma
culta da língua escrita. Essa competência avalia os aspectos
básicos da língua portuguesa, como a maneira correta de escrever as palavras, o
emprego correto das expressões, etc. Nessa correção, o candidato recebe uma
avaliação que sinaliza o conhecimento das regras básicas de português. É
fundamental que o candidato conheça as diferenças entre a linguagem oral e
escrita para se sair bem nessa avaliação.
Competência 2: compreender a proposta da
redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o
tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
A descrição da
competência 2 é grande, então vamos separar ela em duas partes principais.
Primeiro, ela avalia a compreensão da proposta da redação do Enem, ou seja, ela
verifica se o candidato conseguiu ser fiel ao tema. Ser fiel ao tema significa
escrever sobre o assunto proposto sem perder o foco. Por exemplo, se o texto é
sobre o desarmamento, o centro da sua redação não pode ser outra coisa senão o
desarmamento. É comum que muitos candidatos fujam do tema e acabem falando mais
sobre outros aspectos relacionados ao tema do que sobre o próprio tema em si. A
capacidade de ser fiel ao tema é muito importante para uma boa redação, e é por
isso que existe essa competência.
O outro aspecto
abordado por essa competência é a argumentação utilizada. Um texto dissertativo
argumentativo
utiliza a argumentação como base para defender uma ideia, então você precisa convencer
o leitor por meio de comparações, conceitos, exemplos, etc., mostrando que você
tem conhecimento para discorrer sobre o tema e apresentar uma conclusão
coerente e fundamentada.
Competência 3: selecionar, relacionar,
organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de
um ponto de vista.
Essa competência
avalia de uma forma geral a organização do seu texto e a utilização correta das
conjunções (mas, porém, pois, porque, etc.), que são os termos responsáveis por
conectar as frases e uni-las de forma coerente. A maneira como você organiza e
concatena as ideias também é fundamental para a correta interpretação do texto,
por isso que essa competência é tão importante de ser verificada nos
candidatos. Toda escrita precisa refletir corretamente o que pensamos,
traduzindo nossos pensamentos de forma que o leitor consiga facilmente
compreender nosso ponto de vista.
Competência 4: demonstrar conhecimento dos
mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
A competência 4 está
um pouco relacionada com a competência 3, mas nesse caso o ponto central
avaliado é o sequenciamento das ideias: a relação entre as frases e os
parágrafos. Ao se escrever uma redação, é preciso saber o momento certo de se
terminar um parágrafo e de se começar outro, bem como o momento certo de se
terminar uma frase e de se começar outra. Além disso, cada frase precisa estar
inserida corretamente no contexto do seu respectivo parágrafo, para não
prejudicar a lógica do texto e a linha de pensamento.
Competência 5: elaborar proposta de solução
para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando
a diversidade sociocultural.
Essa competência,
antes de tudo, já deixa claro a importância de se considerar e valorizar as
diferenças culturais e sociais. Isso significa que você não deve se restringir
a uma cultura ou sociedade manifestando parcialidade que induza ao preconceito,
à segregação ou ao menosprezo. Não pense em fazer uma redação para o Enem sem
considerar a diversidade cultural e social.
Com base nesse
critério, o que os corretores do Enem esperam da sua redação na competência 5 é
que a conclusão traga uma solução para o problema que foi exposto na proposta
do tema. Para tanto, é preciso ser coerente com o que já foi mencionado ao
longo do texto. Você precisa, ao longo da redação, direcionar o leitor para uma
linha de raciocínio que culmine na solução e conclusão do tema, deixando claro
a sua posição sobre o assunto.
Referências
As 5 competências do ENEM. Disponível em: <http://comofazerumaboaredacao.com/dicas-de-como-fazer-uma-redacao-para-o-enem/>. Acesso em: 27 jun. 18
Primeira imagem disponível em:<https://blog.qconcursos.com/concursos-publicos/diferencas-entre-redacao-e-redacao-oficial/>. Acesso em 20 jul. 2018.
Segunda Imagem disponível na Internet.
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