Plano de aula (3 aulas de 50 min):
DIVERSIDADE
1- O que é diversidade para você?
2- O que é diversidade de opiniões?
3- O que é diversidade de pessoas?
4- Levante hipótese: como seria o mundo caso não houvesse diversidade de pessoas, de alimentos, de animais, enfim, como seria o mundo caso não houve a diversidade.
5- Identifique dentro da sala ou mesmo dentro da escola exemplo de diversidade cultural, diversidade linguística, diversidade religiosa e cite um quarto exemplo de diversidade que você acha interessante.
6- Por que o respeito às diversidades é importante?
Desenvolvendo o conceito sobre a
diversidade sexual e identidade de gênero: o que são?
7- Na imagem 1 há diversidade de gênero ou sexual?

9- O que você entende por diversidade sexual?
Parte 2: Desenvolvimento - Leitura de texto e visionamento de vídeo
10- Acesse o link e leia a publicação sobre a homenagem que o Google fez no dia 29 de janeiro de 2019 sobre o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Disponível em:< https://googlediscovery.com/2019/01/29/google-celebra-a-vida-de-brenda-lee-trans/?fbclid=IwAR3iWOuNUPJAiz27_gJgqoiq6SEqmH-yGnlhiB0OUau2VLUVW8vIiUtvDgQ >. Acesso em: 31 jan 2019.
11- Agora veja o vídeo publicado na página do Facebook Trans Brasil. Disponível em:< https://www.facebook.com/transbrasil.1/videos/2087238728234871/ >. Acesso em: 31 jan 2019.
12- O que o texto publicado no site do Googlediscovery tem em comum com o vídeo da página de Facebook Trans Brasil?
13- Observe a Imagem 2: Qual é a mensagem que ela transmite?
Imagem 2. Disponível em:<https://www.facebook.com/transbrasil.1/photos/a.753677728306388/812816745725819/?type=3&theater>. Acesso em 01 fev 2019.
Parte 3: Concluindo
14- Elabore uma pergunta ou uma frase de cada imagem a partir da 3ª a 11ª e apresente aos colegas em uma Roda de Conversa a ser organizada pelo professor.
Imagem 3. Disponível em:<https://www.facebook.com/transbrasil.1/photos/a.753677728306388/801983616809132/?type=3&theater>. Acesso em: 01 fev 2019.
Imagem 4. Disponível em:<https://www.facebook.com/transbrasil.1/photos/a.753677728306388/801983336809160/?type=3&theater>. Acesso em: 01 fev 2019.
Imagem 5. Disponível em:<https://www.facebook.com/transbrasil.1/photos/a.702326580108170/788404221500405/?type=3&theater>. Acesso em: 01 fev 2019.
Imagem 6. Disponível em:<https://www.facebook.com/transbrasil.1/photos/a.702326580108170/788404034833757/?type=3&theater>. Acesso em: 01 fev 2019.
Imagem 7. Disponível em:<https://www.facebook.com/transbrasil.1/photos/a.702326580108170/788403821500445/?type=3&theater>. Acesso em: 01 fev 2019.
Imagem 8. Disponível em:<https://www.facebook.com/transbrasil.1/photos/a.702326580108170/788403328167161/?type=3&theater>. Acesso em: 01 fev 2019.
Imagem 9. Disponível em:<https://www.facebook.com/transbrasil.1/photos/a.702326580108170/788403598167134/?type=3&theater>. Acesso em: 01 fev 2019.
Imagem 10. Disponível em:<https://www.facebook.com/transbrasil.1/photos/a.702326580108170/788402868167207/?type=3&theater>. Acesso em: 01 fev 2019.
Imagem 11. Disponível em:<https://www.facebook.com/transbrasil.1/photos/a.702326580108170/763462970661197/?type=3&theater>. Acesso em: 01 fev 2019.
15- Observe o que há de
comum na estrutura das imagens acima: Título em caixa alta; uma pequena frase ou um
pequeno texto logo abaixo do título; um símbolo ou desenho que tenha a ver com
o título ou com o texto.
Proposta
1 - Produção de imagem:
Agora você deve produzir uma imagem com algum tipo de diversidade que considere importante ser lembrada para colarmos no
mural da escola. Após montada a imagem, com uma estrutura parecida a citada
acima, apresente-a aos colegas para que a comentem. Lembre-se, mantenha o
respeito pela opinião das pessoas, principalmente se elas não forem parecidas
com o que você pensa sobre o tema!
Proposta 2 - Produção de texto: A partir da leitura dos
textos motivadores desta atividade sobre a Diversidade e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua
formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal
da língua portuguesa sobre o tema “O mundo existe devido à
diversidade presente na natureza”, apresentando proposta de
intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione,
de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de
vista.
Mínimo de 15 e máximo de 30 linhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário