Tema:
Publicidade infantil em questão no Brasil
Páginas: 198 a 200 do livro didático de português do 3º ano.
Os 18 erros que foram mais cometidos nas redações
1)Repetição
de palavras.
Dica: deve usar sinônimos, outras
palavras que tem o mesmo significado/sentido
2)Uso
de verbos na 1ª pessoa no lugar da 3ª.
Dica: podemos
perceber > pode-se perceber / cuidar das nossas crianças > cuidar das
crianças
3)Falta
de operadores argumentativos nos parágrafos
de desenvolvimento e conclusão.
Dica: consultar a tabela de operadores
argumentativos anotada no caderno
4)Não
escrever até o fim da linha.
Dica: o texto em prosa deve ter a
linha escrita por
inteira e quando a palavra não couber nela você deve
fazer a
separação silábica.
5)
Erros de separação de sílabas. Dica: palavras escritas com dois
“ss”
ou dois “rr”,
cada consoante fica em uma sílaba separa. Ex.: as-sis-tir, cor-rem
6) Saltar
linha de um parágrafo para outro. O
texto não pode ser divido em estrofe, como se fosse poemas, para que salte linha.
7)
Falta de acento em palavras proparoxítonas, paroxítonas e oxítonas.
Dica: todas as PROPAROXÍTONAS são
acentuadas (pública, próxima). As PAROXÍTONAS terminadas em ditongos são
acentuadas (horário, próprios) as terminas em “l” (difícil, fácil, viável). As
OXÍTONAS são as palavras com a 1º sílaba (da direita para a esquerda) que tem a
sílaba forte (também, até, está, é, país).
8) Uso do pronome VOCÊ, em tom de conversa
com o leitor da redação. Você
não deve conversar com o leitor da redação porque ela é um texto impessoal, não
é um diálogo com falas de personagens.
9) Uso
de vírgula no lugar de ponto final. Dica:
o recomendável é que o texto não passe de 3 ou 4 linhas sem que haja um ponto
final.
10)
Parágrafos com 1 período, isto é, um
ponto final. Dica:
todos os parágrafos devem ter, no mínimo, dois pontos finais ou mais. O
recomendável é que haja o dobro: 3 pontos finais dentro de um parágrafo.
11)
Pouco espaço
de parágrafo e desalinhamento entre eles.
Dica: para que os parágrafos
fiquem alinhados é bom medir o espaçamento com a ponta do dedo indicador todas
as vezes que for iniciar um novo.
12)
Cópias de trechos dos textos motivadores.
Dica: selecione os dados, cite as
informações básicas como números, órgãos/entidades públicas sem fazer cópia de
trechos dos textos que servem para você ter conhecimento sobre o tema que vai
nortear a sua redação.
13)
Cópias de redações da internet. Dica: quem fez isso zerou a redação.
14)
Uso de
tem x têm. Dica: singular> ele tem/
plural> eles têm.
15)
Uso de vem x vêm.
Dica: singular> ele vem/ plural> eles vêm.
16) Uso
de vê x veem. Dica:
singular> ele vê/ plural> eles veem.
17)
Uso de há, a, à. Dica: HÁ vem do verbo HAVER. Dá ideia de
existência. Ex. “Há
pouco tempo...”, “Isso existe há muitos
anos...”
ØO
“a” sem acento pode ser artigo feminino singular.
Ex: Está é a caixa./ A publicidade infantil.
ØOu
pode ser preposição exigida pelo verbo.
Ex.: Washington assistiu a uma
peça de teatro. / Washington
informou a
ele sobre a situação da redação.
ØOu
pode ser pronome oblíquo (Objeto Direto do verbo).
Ex.: Nós a vimos lá no Via Shopping. / Ele a amava de todo o coração!
ØO
“à” (a com crase) ocorre quando há a presença do artigo “a” e da
preposição “a”, sempre antes de palavras femininas.
Ex.:
As crianças são levadas à publicidade muito cedo. Levadas a + a publicidade = levadas à. / As informações são dadas às crianças muito cedo.
}18)
Uso de onde no lugar de “em que”.
Dica: Onde, passa a ideia de
lugar fixo. Ex. No Brasil, onde
há muitos casos de publicidade infantil, deveria haver leis que regulamentassem
essa prática.
}Em
muitos casos, como na publicidade infantil, onde em que há o trabalho de menores de idade, as ONGs
deveriam elaborar regras para a participação de crianças e adolescentes.
Atividade: Copie as questões no caderno e as
responda de acordo com sua própria redação.
Introdução
1.Localize
no seu parágrafo de INTRODUÇÃO e escreve em seu caderno:
a) Qual
frase apresenta o tema da redação?
b) Qual
frase apresenta o seu ponto de vista?
2.
Localize
no seu(s) parágrafo(s) de DESENVOLVIMENTO e escreva
em
seu caderno:
a)O
primeiro ou o segundo parágrafo de desenvolvimento começa com qual operador
argumento?
b)No
desenvolvimento, você apresenta que tipo de argumento para defender o seu ponto
de vista sobre o tema?
c) Qual
exemplo que você deu para justificar o seu argumento sobre o seu ponto de
vista?
3.
Localize
no seu
parágrafo de CONCLUSÃO e escreva em seu caderno:
a) Com
qual operador argumentativo você iniciou o parágrafo de conclusão?
b) Qual
é a proposta de intervenção que
você sugeriu para o tema da redação?
c) Quem
é o agente que
vai executar está proposta que você fez?
d) Por
qual meio, por
qual modo,
como que o agente deve agir para executar a proposta que você fez?
e) Para
que, qual a finalidade,
qual o objetivo
você quer alcançar
com a proposta que fez?
4 - Reescrita
da redação: 2 pontos – no caderno.
a) Você
deve reescrever a sua redação contendo as informações exigidas em cada
parágrafo de acordo com as 3 atividades acima sobre a Introdução, o Desenvolvimento e
a Conclusão.
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