quarta-feira, 13 de março de 2019

Observações sobre a correção da redação. Proposta do ENEM de 2014:

Tema: Publicidade infantil em questão no Brasil
Páginas: 198 a 200 do livro didático de português do 3º ano.

Os 18 erros que foram mais cometidos nas redações
1)Repetição de palavras. 
Dica: deve usar sinônimos, outras palavras que tem o mesmo significado/sentido
2)Uso de verbos na 1ª pessoa no lugar da 3ª. 
Dica: podemos perceber > pode-se perceber / cuidar das nossas crianças > cuidar das crianças
3)Falta de operadores argumentativos nos parágrafos
de desenvolvimento e conclusão.  
Dica: consultar a tabela de operadores argumentativos anotada no caderno
4)Não escrever até o fim da linha. 
Dica: o texto em prosa deve ter a linha escrita por
inteira e quando a palavra não couber nela você deve
fazer a separação silábica.

5) Erros de separação de sílabas. Dica: palavras escritas com dois “ss” ou dois “rr”, cada consoante fica em uma sílaba separa. Ex.: as-sis-tir, cor-rem
6) Saltar linha de um parágrafo para outro. O texto não pode ser divido em estrofe, como se fosse poemas, para  que salte linha.
7) Falta de acento em palavras proparoxítonas, paroxítonas e oxítonas. 
Dica: todas as PROPAROXÍTONAS são acentuadas (pública, próxima). As PAROXÍTONAS terminadas em ditongos são acentuadas (horário, próprios) as terminas em “l” (difícil, fácil, viável). As OXÍTONAS são as palavras com a 1º sílaba (da direita para a esquerda) que tem a sílaba forte (também, até, está, é, país).
8) Uso do pronome VOCÊ, em tom de conversa com o leitor da redação. Você não deve conversar com o leitor da redação porque ela é um texto impessoal, não é um diálogo com falas de personagens.
9) Uso de vírgula no lugar de ponto final. Dica: o recomendável é que o texto não passe de 3 ou 4 linhas sem que haja um ponto final.
10) Parágrafos com 1 período, isto é, um ponto final. Dica: todos os parágrafos devem ter, no mínimo, dois pontos finais ou mais. O recomendável é que haja o dobro: 3 pontos finais dentro de um parágrafo.
11) Pouco espaço de parágrafo e desalinhamento entre eles. Dica: para que os parágrafos fiquem alinhados é bom medir o espaçamento com a ponta do dedo indicador todas as vezes que for iniciar um novo.
12) Cópias de trechos dos textos motivadores. Dica: selecione os dados, cite as informações básicas como números, órgãos/entidades públicas sem fazer cópia de trechos dos textos que servem para você ter conhecimento sobre o tema que vai nortear a sua redação.
13) Cópias de redações da internet. Dica: quem fez isso zerou a redação.
14) Uso de tem x têm. Dica: singular> ele tem/ plural> eles têm.
15) Uso de vem x vêm. Dica: singular> ele vem/ plural> eles vêm.
16) Uso de vê x veem. Dica: singular> ele vê/ plural> eles veem.
17) Uso de há, a, à. Dica: vem do verbo HAVER. Dá ideia de existência. Ex. “ pouco tempo...”, “Isso existe muitos anos...”
ØO “a” sem acento pode ser artigo feminino singular.
Ex: Está é a caixa./ A publicidade infantil. 
ØOu pode ser preposição exigida pelo verbo.
Ex.: Washington assistiu a uma peça de teatro. / Washington informou a ele sobre a situação da redação.
ØOu pode ser pronome oblíquo (Objeto Direto do verbo).
Ex.: Nós a vimos lá no Via Shopping. / Ele a amava de todo o coração!
ØO “à” (a com crase) ocorre quando há a presença do artigo “a” e da preposição “a”, sempre antes de palavras femininas.
Ex.: As crianças são levadas à publicidade muito cedo. Levadas a + a publicidade = levadas à. / As informações são dadas às crianças muito cedo.
}18) Uso de onde no lugar de “em que”. Dica: Onde, passa a ideia de lugar fixo. Ex. No Brasil, onde há muitos casos de publicidade infantil, deveria haver leis que regulamentassem essa prática.
}Em muitos casos, como na publicidade infantil, onde  em que há o trabalho de menores de idade, as ONGs deveriam elaborar regras para a participação de crianças e adolescentes.

Atividade: Copie as questões no caderno  e as responda de acordo com sua própria redação.

Introdução
1.Localize no seu parágrafo de INTRODUÇÃO e escreve em seu caderno:
a) Qual frase apresenta o tema da redação?
b) Qual frase apresenta o seu ponto de vista?

2. Localize no seu(s) parágrafo(s) de DESENVOLVIMENTO e escreva em seu caderno:
a)O primeiro ou o segundo parágrafo de desenvolvimento começa com qual operador argumento? 
b)No desenvolvimento, você apresenta que tipo de argumento para defender o seu ponto de vista sobre o tema?
c) Qual exemplo que você deu para justificar o seu argumento sobre o seu ponto de vista?

3. Localize no seu parágrafo de CONCLUSÃO e escreva em seu caderno:
a) Com qual operador argumentativo você iniciou o parágrafo de conclusão?
b) Qual é a proposta de intervenção que você sugeriu para o tema da redação?
c) Quem é o agente que vai executar está proposta que você fez?
d) Por qual meio, por qual modo, como que o agente deve agir para executar a proposta que você fez?
e) Para que, qual a finalidade, qual o objetivo você quer alcançar com a proposta que fez?

4 - Reescrita da redação: 2 pontos – no caderno.
a) Você deve reescrever a sua redação contendo as informações exigidas em cada parágrafo de acordo com as 3 atividades acima sobre a Introdução, o Desenvolvimento e a Conclusão.

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